Aproveitar a vida só depois da aposentadoria?
- simoreiracoach
- 19 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Bem, vamos lá.
Li uma matéria recentemente, que fala de uma executiva chinesa, eleita pela Forbes como a executiva do ano daquele país, e há 26 anos não sabe o que é ter um dia livre.
Simmm, ela diz que trabalha todos os dias, sem tirar nenhum dia sequer de folga, e que terá muito tempo para descansar quando se aposentar.
Muito se fala em qualidade de vida, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e quando me deparo com esta notícia, ainda vejo muito presente a cultura workaholic, em que se é "bem visto" estar o tempo inteiro com muito trabalho (diferente de produzindo), com a agenda lotada de compromissos, sacrificando o convívio com a família, amigos, horas de lazer e descanso.
Encerrar seu expediente na hora, parece que ainda gera culpa. O "bem visto" é estender sua jornada, duas, três horas além. Daí eu me pergunto: Se tiver foco e produzir o que é preciso no tempo regulamentar, não seria este motivo de orgulho e reconhecimento?
Aprendi nesta minha caminhada o quanto é importante o equilíbrio.
Conheço inúmeros exemplos de que um bom descanso nos torna mais criativos e produtivos.
Será que realmente precisamos forçar a máquina até espanar? Ou mesmo deixar para viver após a aposentadoria?
A vida é todo dia. Algumas pessoas vivem como se tivessem a certeza de que chegarão até a sonhada aposentadoria, sem se dar conta que a vida é aqui, agora.
Fico pensando em como é o dia-a-dia de uma pessoa que trabalha projetando a satisfação e plenitude, lá no fim da linha profissional.
A vida é muito mais do que apenas finais de semana e férias!
Certa vez li sobre a definição de carreira profissional, e achei espetacular: *O termo vem de carreira como caminho a ser percorrido, e nesse sentido, embora haja uma direção, o foco está em percorrer esse caminho e não em chegar ao final.
Assim como não deveríamos aguardar somente a aposentadoria, para então desfrutar a vida.
O que temos de mais precioso é o tempo. E aproveita-lo é a nossa missão.
E é no dia-a-dia que encontramos a plenitude. Percorrendo o caminho.

Que honremos essa dádiva diária, para fazer a nossa vida ter todo significado.
Gratidão!
Matéria completa:
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38929392
* José Jorge de Morais Zacharias

















Comentários